Após operação policial, moradores da Varginha completam 24 horas sem luz

Desde a operação policial que ocorreu na manhã da quinta-feira (10/10), por volta das 11h, na comunidade de Varginha, moradores locais relatam estar sem energia elétrica. Segundo informações, durante o confronto um dos tiros atingiu um transformador interrompendo a energia elétrica na região, o que está afetando centenas de residências, gerando indignação e preocupação com a segurança e o bem-estar da população local. Em alguns locais a energia voltou apenas com uma fase, o que geralmente resulta na queima de eletrodomésticos.

Um dos moradores da comunidade, conta que o tiroteio e a falta de luz trouxeram grandes dificuldades para o seu dia a dia. “Tá um inferno, quando não é água é a luz. Vou ter que ir dormir na casa de parentes”, relatou. Assim como ele, outros moradores compartilharam suas experiências com o apagão, destacando problemas com a conservação de alimentos, medicamentos e o estudo das crianças, que dependem da luz.

“Tá um inferno! Quando não é água, é a luz”

Morador da Varginha

A operação, realizada nas primeiras horas da manhã, para recuperação de cargas roubadas, durou cerca de duas horas, mas a energia elétrica ainda não foi reestabelecida completando hoje 24h sem luz.

Enquanto aguardam as respostas, os moradores seguem lidando com as consequências da falta de energia. Muitos ficam preocupados com possíveis prejuízos com aparelhos eletrônicos que queimam devido à oscilação de energia e alimentos e medicamentos que estragaram sem refrigeração adequada. Além disso, permanece a sensação de insegurança, com muitos temendo que outras operações policiais tragam mais transtornos, como na manhã de hoje (11/10), quando nova operação ocorreu. Segundo informações de moradores, a Light só virá ao local quando houver terminado as operações e a equipe possa entrar com segurança.

A comunidade da Varginha segue buscando formas de lidar com a realidade imposta pelas operações policiais ocasionais e os impactos que elas trazem para o dia a dia dos moradores.

O Fala Manguinhos! seguirá acompanhando os desdobramentos e dando espaço para que as vozes da comunidade sejam ouvidas.

Assine a nossa newsletter
Receba as novidades direto no seu e-mail

Feito com compromisso político afetivo pela Arte vetorial de uma espiral Kangen Comunidade Criativa